Business Tuesday sobre SEO
com Gian Kojikovsky, CMO da Suno

Aula na Link School sobre SEO

O Gian começou o trabalho nessa área há 5 anos. O Grupo Suno hoje teve em agosto 14 milhões de acessos aos sites do Grupo Suno; 10 milhões foram orgânicos. 20% total da receita vem desses acessos orgânicos. Curiosidade: 70% dos cliques do Google são dos primeiros 3 links – e SEO é uma busca pelo primeiro lugar do Google.

SEO: técnicas empregadas pra fazer um conteúdo rankear bem em buscadores (pode ser Google, mas podem ser outros). YouTube é o segundo lugar do mundo e a Amazon é o terceiro maior buscador do mundo.

Por que SEO é importante? Alcance: mais gente será impactada pelo conteúdo criado (seja no Google, no YouTube ou Amazon). Autoridade: bons conteúdos com alcance gera crescimento da autoridade, seja da marca ou do especialista. Tráfego: essa distribuição gera crescimento orgânico, que é a forma mais barata de ganhar um possível cliente.

35% de qualquer pesquisa começam no Google. 8,5 bilhões são feitas por dia no Google (98k por segundo). Metade do mundo usa o Google ativamente.

No funil de conversão (awareness, discovery, evaluation, intent, purchase, loyalty), o SEO tem como ponto forte a atuação nos momentos de awareness e discovery.

Gian também falou da importância de entender vantagens e desvantagens de diferentes canais de aquisição por alcance, custo, atrito/dificuldade etc.

Mídia paga não tem quase nenhuma vantagem competitiva – todo mundo pode começar por ali e isso gera competitividade absurda. É um bom lugar pra começar, fácil, mas depois começa a complicar e acaba criando-se uma dependência. Está cada vez mais caro trabalhar com tráfego pago. A cada ano desde 2011 isso cresce.

SEO é uma das poucas vantagens competitivas que você pode ter em um cliente nas fases iniciais de awareness e discovery – uma vez que você construiu isso, é muito difícil de reproduzir para concorrentes e isso se torna uma vantagem competitiva muito forte. SEO é estável e perene, tem alto ROI (e baixo CPL), concorrência menor que em outros canais e educa a audiência e gera autoridade. Por outro lado, é um investimento de longo prazo, gera muito trabalho, é difícil de medir, cria dependência do buscador e precisa de mão de obra qualificada.

A melhor forma de atrair clientes é, obviamente, a que tiver maior ROI – e isso está comumente associado a usar todos os meios possíveis; ou seja, a ter uma amplitude de atuação de canais em conjunto. É óbvio que isso não é fácil e depende de faturamento e escolhas precisam ser feitas de formas inteligentes.

Como usar SEO em um negócio? Blogs e textos, ecommerces, notícias, vídeos, SEO automatizado. Sobre SEO automatizado, muitos ignoram isso, mas qualquer área de conteúdo que tenha conteúdo estruturado você consegue automatizar (exemplo: uso de dados públicos como as informações da B3 para as ações). A maior parte dos setores tem algum tipo de automatização possível.

Pra SEO funcionar, precisa ter “SEO conteúdo” + precisa ter linkbuilding (referenciamento) + precisa ter “SEO técnico”. SEO Conteúdo é conteúdo bem escrito precisa de variações da palavra chave (exemplo: moletom e frio), precisa ser bem dividido e estruturado, ter parágrafos curtos, intertítulos, bullets pra listar informações etc. Linkbuilding é referenciamento. SEO Técnico é site amigável, otimizado pra celulares, poucos anúncios, meta tags otimizados e estrutura de subtítulos otimizada.

Cópia de conteúdo não rankeia e ainda prejudica a história do site.

Começar agora com SEO, mesmo que seja devagar. Escolha uma única palavra e comece a escrever pelo menos em cima de 10 derivadas dessa principal. Sobre newsletter, eu não criaria fora do meu próprio site (Substack pode ser um desperdício).

Gian Kojikovsky sobre SEO

Veja mais textos em wiki MI5 Startups
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4980, Jardim Paulista, São Paulo – SP, Cep 01402-002
contato@lsb.com.br
+55 11 93098-6541